segunda-feira, 23 de março de 2009

Mensagem do último encontro - Quem é o meu próximo ?

Na última catequese Jesus ensinou-nos que:
  • Nunca seremos verdadeiramente felizes se vivermos longe dos outros. Ele mesmo falou através das palavras do escriba: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. A resposta de Jesus é simples: Quem ama a Deus tem de Amar os Outros.

  • Numa outra questão o escriba perguntou: “Qual a extensão do amor aos outros?”. Jesus através de uma parábola (do bom samaritano) respondeu que só ama quem realmente faz o bem (é preciso agir), que o amor não tem limites de pessoas (dá-se a todos), que o amor não pode ter limites na sua intensidade (dá-se tudo).

  • Finalmente, constatamos que é na palavra de Deus e no exemplo de Jesus que vamos encontrar o alento para a prática do amor. O caminho do amor não é fácil (Jesus morreu por amor ao próximo), requer sacrifícios, incompreensões e até perseguições e é na escuta e na contemplação que Jesus e inúmeras pessoas procuraram e procuram buscar o reconforto e a vontade para a prática do amor. A escuta da palavra e a oração são importantes para nos dar força para o nosso dia-a-dia.

Os Catequistas

Sem comentários:

Enviar um comentário