domingo, 18 de janeiro de 2009

Jesus (Deus) comunica mesmo com cada um de nós?


A última catequese suscitou algumas dúvidas, que eu vou tentar esclarecer. Se não for suficientemente claro, coloquem as vossas questões na próxima catequese ou através deste blogue.

Após termos falado do e-mail que Jesus nos enviou, muitos de vós ficaram com a seguinte questão:

Jesus (Deus) comunica mesmo com cada um de nós?

Passemos então aos factos: i) Todas as pessoas são especiais e todos os momentos são preciosos. ii) Não existe nenhuma pessoa nem nenhum momento mais especial que os outros. iii) Deus comunica constantemente connosco, através de coisas simples, é errado acreditar que existem formas especiais e que Deus escolhe apenas as pessoas especiais (aos olhos de Deus não existem pessoas especiais, somos todos iguais).

A verdade é que muitas vezes achamos que uma mensagem de Deus tem que surgir de forma espectacular e aparatosa, como por exemplo sobre a forma de um vulto branco, fogo, muita luz e cor, logo nem nos dá-mos ao trabalho de ouvir as mensagens enviadas por Deus. Esta é a principal razão porque muitas vezes ignoramos, a um nível pessoal, as mensagens de Deus que nos são dirigidas.
Deus comunica connosco constantemente e utiliza as formas mais simples. A mensagem de Deus surge através de um diálogo com um amigo, de um alerta de um professor ou catequista, de uma conversa com os nossos país, de uma palavra de um desconhecido, de um texto que lemos, de uma musica que ouvimos da rádio, de um e-mail, etc…

Obviamente, como vocês descobriram, Jesus não enviou directamente para nós o e-mail que eu tive oportunidade de vos transmitir. Ele utiliza meios muito mais subtis e simples de nos transmitir a sua mensagem. No entanto, não podemos afirmar que o e-mail não é uma mensagem sua. Jesus transmitiu as suas ideias a alguém que escreveu aquele e-mail e fez chegar até nós neste momento. Jesus inspirou de alguma forma para que a mensagem fosse escrita (através de um sonho, de um momento criativo, de uma musica, de um livro, etc…) e que chegasse até nós neste momento.

A mensagem chegou até nós no momento certo e com as palavras certas para a entendermos. Agora cabe a nós responder à sua mensagem. O apelo foi feito e cada um de nós é que tem que responder pessoalmente a Jesus…

O importante é não nos esquecermos que estamos sempre a receber mensagens de Deus, ele nunca nos abandona, por isso temos que estar atentos a elas.

Julgo ter sido claro.

Qualquer questão podem colocar.

Uma óptima semana para todos
Daniel Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário