sábado, 25 de abril de 2009

Mensagem da Última Catequese – Sinais de Esperança no Mundo Actual

  • Felizmente são muitos os sinais de esperança no nosso mundo. O Papa João Paulo II indica-nos alguns deles em relação à Europa.
  • Após várias guerras (por exemplo, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria) o povo europeu escolheu cooperar e se unir para promover o bem e o desenvolvimento económico. O processo de integração europeia é um exemplo de união entre os povos europeus;
  • Apesar dos cenários de Guerra e Tragédia, existiram pessoas que conseguíram identificar sinais de esperança, tornando-se elas mesmas a esperança para muitos. Vejamos o caso de Aristides de Sousa Mendes (diplomata português que desafiou o regime totalitário nacional e concedeu vistos a judeus que fugiam do regime nazi), Oskar Schindler (usou a sua influência e as suas empresas para salvar muitos judeus dos campos de concentração), e milhares de voluntários desconhecidos que deixam as famílias e os seus bens para se deslocarem para cenários de guerra e de tragédia (por exemplo, voluntário que se deslocaram para Itália aquando do terramoto perto de Roma).
  • O caminho será sempre ver o lado positivo dos acontecimentos e não nos deixarmos abater por tudo de negativo que acontece. Sabemos que os jornais, as rádios e as televisões dão mais relevo às crises negativas e escandalosas. Daí o pessimismo que se instala em todos nós. Ficamos cegos face aos sinais de esperança.
Votos de um bom feriado e uma excelente semana.
Daniel Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário